Como saber se uma loja virtual é confiável

Fazer compras na internet não é lá um bicho de sete cabeças, saber identificar se um site de compras é verdadeiro pode se tornar um bicho de sete cabeças. Não é tarefa fácil saber se uma empresa está sendo honesta no anúncio do produto ou se está ali para vender produtos falsos, não vender nada ou apenas para ter acesso aos dados do seu cartão de crédito.

O mais ideal para quem nunca comprou na internet, é fazer compras em sites de empresas grandes como por exemplo, Americanas, Submarino, Casas Bahia, Walmart, entre outras, mas acontece que mesmo sendo grandes líderes do varejo essas empresas as vezes podem não ter o produto que o cliente está procurando ou se tiver, estará vendendo por um preço maior do que ele vale.

Como saber se a loja virtual é verdadeira

  1. Desconfie de preços muito baixo. Mesmo em época de BlackFriday, é comum que golpistas usem o nome de lojas virtuais populares para conseguir dados de cartão de crédito e dinheiro vindo de pagamentos feitos em boletos bancários.
  2. Se você receber uma oferta por e-mail, certifique de acessar manualmente o site como por exemplo: www.walmart.com.br e pesquisar pelo produto no site. Você pode também usar o Google e pesquisar pelo produto e nome da loja, exemplo: “Smartphone Asus Zenfone 2 Walmart”.
  3. Se você já tem cadastro no site, lembre-se que ele pedirá login e senha, faça questão de errar sua senha e se depois disso, abrir a página para finalizar o pagamento, feche a página pode se tratar de uma página falsa.
  4. Use sites como o Zoom e BuscaPé para procurar promoções em lojas virtuais que você já conhece. Em caso de dúvidas, você pode usar o site responda.net para saber dos usuários, se um site em especial é confiável.
  5. Faça a compra por telefone, se achar que não é seguro digitar seus dados de cartão de crédito pelo site.

Abaixo segue uma lista de lojas virtuais que você pode comprar sem medo.

Como saber se uma loja virtual desconhecida é confiável

Não é nada incomum que você receba ofertas duvidosas de lojas virtuais que você nunca ouviu falar por e-mail ou Facebook, acontece que este método tem sido bastante eficaz para os golpistas. Eles usam principalmente o Facebook para anunciar um produto com o preço bem abaixo do valor de mercado para atrair vítimas. Quando for assim, antes de qualquer coisa, evite comprar e se possível contate o Procon para se informar. Se mesmo assim você quiser ter tentar a sorte, não deixe de seguir as dicas abaixo.

  1. Certifique-se de que a loja virtual aceita Mercado Pago, PagSeguro, BCash ou PayPal, ambos são gateways de pagamentos que dão de 14 (PagSeguro, BCash e Mercado Pago) a 45 dias (PayPal) para você receber o produto ou solicitar o cancelamento da compra. Geralmente quando as lojas virtuais aceitam, é disponibilizado no rodapé do site um banner informando, porém para ter certeza você vai ser redirecionado para a página da empresa de pagamento, aonde você fará login se já tiver cadastro para finalizar o pagamento.
  2. Em hipótese alguma digite os dados do seu cartão de crédito dentro da página do site, digite apenas no site PagSeguro, Mercado Pago ou PayPal.
  3. Não pague boletos bancários que não foram emitidos por uma empresa como BCash, Mercado Pago e PagSeguro. Lembrando que para os boletos serem emitidos por uma dessas empresas, você vai ser redirecionado para o site delas. Golpistas costumam abrir empresas para poder emitir boletos bancários, na emissão eles usam o nome de um gateway de pagamento para passar mais confiança para os clientes.
  4. Não confie em uma loja virtual que aceita apenas pagamento via boleto bancário.
  5. Procure o selo de segurança no rodapé de cada site e clique sobre eles, a página da empresa que emitiu o certificado de segurança será aberta informando que o site é seguro, mas não se engane, a empresa pode apenas te assegurar que não se trata de uma página falsa, mas não garante que é uma loja virtual verdadeira.
  6. Use ferramentas como o whois.registro.br e who.is para saber a quem pertence a loja virtual.
  7. Procure telefones de contato na página, ligue para a loja virtual e saiba se o atendimento vai ser profissional.
  8. Use o Reclame Aqui para saber o que as pessoas falam sobre a loja virtual.
  9. Procure a página da empresa em redes sociais como o Facebook e Twitter, verifique se há uma boa interação da empresa com os usuários, ao invés de apenas usuários perguntando se e a loja virtual é confiável.
  10. Desconfie se a empresa não enviar a sua encomenda em até 7 dias com o código de rastreamento.

Fui vítima de uma loja virtual falsa, o que fazer?

  1. Procure uma delegacia de crimes virtuais e faça um Boletim de Ocorrência. Em caso de compras feitas via cartão de crédito, com o B.O em mãos, você vai poder fazer o cancelamento da compra.
  2. Faça uma reclamação no Procon
  3. Se estiver se tratando de uma empresa, procure o Juizado Especial Cível e tente abrir um processo contra ela.

Por fim, se você tiver alguma dúvida sobre o assunto deixe o seu comentário e tentaremos respondê-lo.

Postagem atualizada: 03/11/2015

Comente com o Facebook
  • Anonymous

    Fui enganado no site localclug, sote que eu tenho pag seguro, não comprem nesse site

    Paulo

  • Anonymous

    ola sou valter m m gostei demais das dicas valeu

  • Anonymous

    Ola,

    comprei no Local Club de uma empresa que anuncia lá a Ta na Mão Importados um X-Box e recebi com cerca de 5 dias de atraso do prazo. Pelo menos para mim tudo certo.

    Gisele

  • http://www.blogger.com/profile/04558286077458461995 berti

    NÃO E CONFIAVEL fiz uma compra dia 19/01/2013 de Tablet Samsung Galaxy, Tela 10” , Android 3.1, 3G, 16Gb, WiFi, Cam 3.2MP, GPS (Branco) | De R$ 1.632,38 por apenas R$ 499,99 | Frete grátis para todo o Brasil, depois de varios a equipe do local club pediu para eu aguardar sem praxo de entrega , ate hoje dia 05/05/2013 não rcebi nada.

  • Anonymous

    E uma pena que estamos numa terra sem lei.tambem fui enganado comprei um aparelho cel em janeiro e não me deram nem satisfação.

  • http://www.blogger.com/profile/16472852954794241263 Gabriel Almeida

    fiz uma compra de um smartfone samsung galaxy s3 i9300 no site local club no dia 20/03/2012 e até hoje não recebi nada, o site ta na mão importados, a empresa que troquei o cupom me mandou um email informando que o prazo seria de 60 dias corridos, porém já se passaram e nada, fiz uma solicitação pelo pag seguro de disputa porém recebi a resposta de que o prazo de 15 dias já tinha sido se passado, tendo em vista que tinha ate 45 dias para abrir a disputa. O que faço estou com medo de perder meu dinheiro.

  • http://www.internetdicas.com.br Bruce Killer

    Gabriel, abra uma reclamação no Reclame Aqui. Vi alguns casos em que a empresa devolveu o dinheiro…

  • Anonymous

    não devolvem dinheiro estão enrolando já são milhares de denuncias este site e puro picaretagem precisa sair do ar alguém ai pode ajudar quero meu dinheiro de volta oendereço e falso

  • http://www.blogger.com/profile/06694133468054225499 Sarinha

    PAG SEGURO NÃO É GARANTIA DE NADA, POIS SE O SITE DIZ Q A ENTREGA E DE ATÉ 45 DIAS, COMO ELES SO ESTORNAM EM 15?PERDI 548,00 DO LOCAL CLUB NAO ME3 DEVOLVERAM, NAO ENVIARAM PRODUTO E PAG SEGURO NEM QUIZ ME AJUDAR.

  • Anonymous

    O pagseguro entra como garantidor em uma compra que promete a entrega de 30 a 50 dias uteis, mas como o tempo, que você concordou em esperar , ultrapassa 45 dias corridos eles simplesmente te dizem “sinto muito” e viram as costas. Se vira consumidor!!

  • Sophia

    Oi. E se eu comprar com o Bcash (semelhante ao Pag Seguro) uma compra cuja promessa do site é de entrega de 30 a 45 dias e eu reclamar o não recebimento quando tiver 14 dias e o B Cash for mediando o assunto até se passarem os dias e a encomenda finalmente chegar e eu por fim liberar o pagamento à loja? Será que daria certo?

  • Patty

    Gostaria de saber como faço para entrar com ação para devolução do meu dinheiro,pois comprei um cel no pescaria Urbana e ñ me entregaram até hj,isso foi no mes 04 deste ano.
    Fiz varios contatos e sempre a mesma resposta que o aparelho ia chegar na minha casa. Pedi n de tel para conato eles respndim que ainda ñ tinham. Agora tentei entrar no site e ñ consigo acho que tah inexistente..Por favor ajudem me.

    • http://www.internetdicas.com.br Bruce Killer

      Procure o Procon na sua cidade, poderá fazer um Boletim de Ocorrência em uma delegacia também.

  • gloria

    Boa noite, gostaria de saber se vc. conhece o site duofertas.com.br e se é um site seguro.Espero respostas obg.Glória

  • Rodrigo Vailoni

    Boa tarde gostaria de saber se alguém sabe me dizer se o site istoé ofertas é confiável.pois fiz uma compra faz um mês e pouco.paguei o boleto e ate agora nada da encomenda chegar.

    • http://www.internetdicas.com.br Bruce Killer

      Olá Rodrigo, sinto em lhe dizer, mas o site não é confiável.

  • http://itacel junior

    gostaria de saber se alguém ja comprou no site http://www.itacel.com.br ? é confiavel fiz uma compra la e to na dúvida..alguém me ajuda please..

    • polli

      também quero saber. vc comprou junior?

  • teresa

    O site mixfones é confiável??

    • http://www.internetdicas.com.br Bruce Killer

      Aparentemente se trata de uma loja virtual recém criada, não se tem muita informação sobre ela na internet. Eu não compraria nele!

  • manuel

    gostaria de saber se o site http://www.astrobrasil.com é confiavel, aparentemente parece que sim, mas nao tenho certeza.

    • http://www.internetdicas.com.br Bruce Killer

      Ao que parece sim, dei uma olhada no Reclame Aqui e as reclamações são um tanto confusas (direcionada a uma empresa de nome parecido). Em fóruns, há publicações de 2013 sobre a empresa. Creio que se fosse fraude, não estaria ativa tanto tempo.

  • http://www.wkimportados.com marcos

    esse site da pra confiar alguem comprou pq os tenis estao abaixo do preço no mercado e diz pronta entrega 5 dias.
    por favor se alguem ja comprou me fale fico no aguardo.