Como saber se um site de compras é confiável - Internet Dicas

Como saber se um site de compras é confiável

As lojas virtuais tem ofertas bem atrativas para o consumidor e algumas tem ofertas abaixo do preço do mercado. Mas será que você estará seguro fazendo uma compra online em uma loja virtual mesmo que tenha ofertas com preço de mercado? Saiba como não cair em falsas ofertas com este artigo do Internet Dicas.

Sites que vendem celulares, tablets, notebooks a preço de banana são um tanto duvidoso, mas isso não quer dizer que todos são fraudes. Alguns realmente dão promoções para a queima de estoque ou até mesmo para ganhar novos clientes na internet. E uma boa maneira de verificar uma oferta antes de iniciar a compra, é procurando informações sobre o site em buscadores como o Google e sites para os consumidores como o Reclame Aqui onde os consumidores publicam elogios, opiniões e reclamações sobre as lojas virtuais.

Os criminosos estão cada vez mais ousados e estão anunciando as suas ofertas até em comerciais e programas da TV. Eles investem um valor alto para que  retorno seja mais do que o esperado, uma vez que eles tenha os menores preços apresentados no mercado e assim elimina toda a concorrência. Além disso, eles utilizam meios de pagamento como o Paypal, Pagseguro, MercadoPago, Pagamento Digital e outros meios de pagamento que possam passar confiança para o consumidor. Isso evita que o consumidor tome conhecimento do site fazendo uma pesquisa na internet, para saber a opinião de pessoas que já foram lesadas pelo site.

Espera, mas o Paypal, Pagseguro, MercadoPago e Pagamento Digital não são redes seguras de pagamento?

Sim, são redes seguras de pagamento. Mas o Pagseguro por exemplo, ele dá garantia do dinheiro de volta até 15 dias após a compra. Sendo assim, você tem 15 dias para receber o produto. E sites de estelionatários por exemplo, oferece um prazo de até 50 ou 60 dias para o envio do produto alegando que o produto é enviado diretamente do exterior, de países como os EUA e China. E então, até que o prazo vença, a “empresa” já usou o seu dinheiro há muito tempo. E você não pode recorrer a rede de pagamento, pois ela já repassou o seu dinheiro para o vendedor.

Verifique se a empresa existe

Uma outra maneira de saber se a empresa é confiável, é verificando se a empresa existe. Para isso, você pode verificar se há telefones fixos no site. Se houver, faça uma ligação para um dos telefones disponíveis no site e questione ao atendente sobre a oferta e pergunte também se você pode fazer o pedido pessoalmente.

Faça também uma consulta para saber o titular da linha dos telefones que se encontra no site. Procure verificar se os dados do telefone estão no nome da empresa. Para saber quem é o titular de uma linha, leia este artigo: http://www.internetdicas.com.br/2012/02/como-consultar-os-dados-do-dono-de-um.html

Consulte o CNPJ da empresa. Verifique se no site existe um CNPJ e verifique também se ele está no nome da empresa. Para isso, você pode usar o site da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

Caso o site não disponibilize de um número de CNPJ, você pode fazer uma ligação e pedir ao atendente, assim como o endereço do site. Você também pode tentar descobrir  quem pertence o site. Para isto, você deve usar o site:  http://whois.domaintools.com basta inserir o link do site e ele mostrará os dados de registros, como titular, telefone e até documentos como CPF ou CNPJ se preciso.

E para finalizar, peça sempre o código de rastreamento da encomenda a empresa, para que você possa verificar no site do Correios. E em hipótese alguma faça uma avaliação sobre o site antes de receber em mãos tudo o que você comprou corretamente.


Sou o Moisés, popularmente conhecido por "Bruce Killer", tenho atualmente 22 anos e sou o criador do site/blog Internet Dicas. O Internet Dicas é aonde eu compartilho coisas que aprendo todos os dias, dicas simples que muitas vezes serve como uma luva para pessoas que estão procurando por esse tipo de conteúdo.

Share This Post

Recent Articles

15 Responses to “Como saber se um site de compras é confiável”

  1. Anonymous disse:

    Fui enganado no site localclug, sote que eu tenho pag seguro, não comprem nesse site

    Paulo

  2. Anonymous disse:

    ola sou valter m m gostei demais das dicas valeu

  3. Anonymous disse:

    Ola,

    comprei no Local Club de uma empresa que anuncia lá a Ta na Mão Importados um X-Box e recebi com cerca de 5 dias de atraso do prazo. Pelo menos para mim tudo certo.

    Gisele

  4. berti disse:

    NÃO E CONFIAVEL fiz uma compra dia 19/01/2013 de Tablet Samsung Galaxy, Tela 10” , Android 3.1, 3G, 16Gb, WiFi, Cam 3.2MP, GPS (Branco) | De R$ 1.632,38 por apenas R$ 499,99 | Frete grátis para todo o Brasil, depois de varios a equipe do local club pediu para eu aguardar sem praxo de entrega , ate hoje dia 05/05/2013 não rcebi nada.

  5. Anonymous disse:

    E uma pena que estamos numa terra sem lei.tambem fui enganado comprei um aparelho cel em janeiro e não me deram nem satisfação.

  6. fiz uma compra de um smartfone samsung galaxy s3 i9300 no site local club no dia 20/03/2012 e até hoje não recebi nada, o site ta na mão importados, a empresa que troquei o cupom me mandou um email informando que o prazo seria de 60 dias corridos, porém já se passaram e nada, fiz uma solicitação pelo pag seguro de disputa porém recebi a resposta de que o prazo de 15 dias já tinha sido se passado, tendo em vista que tinha ate 45 dias para abrir a disputa. O que faço estou com medo de perder meu dinheiro.

  7. Bruce Killer disse:

    Gabriel, abra uma reclamação no Reclame Aqui. Vi alguns casos em que a empresa devolveu o dinheiro…

  8. Anonymous disse:

    não devolvem dinheiro estão enrolando já são milhares de denuncias este site e puro picaretagem precisa sair do ar alguém ai pode ajudar quero meu dinheiro de volta oendereço e falso

  9. Sarinha disse:

    PAG SEGURO NÃO É GARANTIA DE NADA, POIS SE O SITE DIZ Q A ENTREGA E DE ATÉ 45 DIAS, COMO ELES SO ESTORNAM EM 15?PERDI 548,00 DO LOCAL CLUB NAO ME3 DEVOLVERAM, NAO ENVIARAM PRODUTO E PAG SEGURO NEM QUIZ ME AJUDAR.

  10. Anonymous disse:

    O pagseguro entra como garantidor em uma compra que promete a entrega de 30 a 50 dias uteis, mas como o tempo, que você concordou em esperar , ultrapassa 45 dias corridos eles simplesmente te dizem “sinto muito” e viram as costas. Se vira consumidor!!

  11. Sophia disse:

    Oi. E se eu comprar com o Bcash (semelhante ao Pag Seguro) uma compra cuja promessa do site é de entrega de 30 a 45 dias e eu reclamar o não recebimento quando tiver 14 dias e o B Cash for mediando o assunto até se passarem os dias e a encomenda finalmente chegar e eu por fim liberar o pagamento à loja? Será que daria certo?

  12. Patty disse:

    Gostaria de saber como faço para entrar com ação para devolução do meu dinheiro,pois comprei um cel no pescaria Urbana e ñ me entregaram até hj,isso foi no mes 04 deste ano.
    Fiz varios contatos e sempre a mesma resposta que o aparelho ia chegar na minha casa. Pedi n de tel para conato eles respndim que ainda ñ tinham. Agora tentei entrar no site e ñ consigo acho que tah inexistente..Por favor ajudem me.

  13. gloria disse:

    Boa noite, gostaria de saber se vc. conhece o site duofertas.com.br e se é um site seguro.Espero respostas obg.Glória

Deixe um comentário

© 2014 Internet Dicas. All rights reserved. · Entries RSS · Comments RSS
·